Vamos comentar SÓ os detalhes que achamos curiosos ou interessantes. Para poder acompanhar melhor as fotos, colocamos a sequência do processo simplificado...
Descarga-----Amassado----- Fermentação-----Filtragem----- Engarrafamento
A qualidade do vinho também está dada pela idade da planta, considera-se 15 anos uma vida jovem.
Existem dois sistemas de plantio: ESPALDERA e PARRAL, o primeiro permite a colheita mecânica, mais usado em vinhos brancos e o segundo é fechado com teto, se usa em vinhos mais exclusivos, os ramos no teto recebem mais ensolação, o que dará mais açúcar aos grãos, que são escolhidos a mão.
Todos os sucos da uva são claros o que da a cor aos tintos são os taninos da casca, fermenta com casca. Os vinhos brancos fermentam só o suco e os rosados só se deixa um pouco de casca. Com os resíduos se faz azeite de uva, sabão, shampoo e alimento para animais. Todos conhecem a imagem do vinho envelhecido em toneis, pois é, HOJE se faz tudo em aço inox e se colocam pedaços de madeira dentro, que dá o mesmo efeito, é pela madeira que se conseguem o sabor frutado, de tabaco, de cereja, etc.
ATENÇÃO não é qualquer garrafa de vinho que dá para guardar, pensando que a qualidade vai aumentar. Os vinhos simples se devem consumir até 2 anos depois començam a estragar.
Recepção das uvas, chegam 5000kg e desaparecem em 10 minutos |
Fermentadores |
Canal de irrigação |
Parral |
Espaldera |
Nenhum comentário :
Postar um comentário